sábado, 22 de outubro de 2011

Segundo Encontro no TJA

Certo estranhamento me pegou devido ao significado que tem para mim o encontro que aconteceu no sábado, 22 - espero que o primeiro de uma série entre a Companhia da Arte e algumas pessoas da Rádio Universitária FM. Participaram: Leovigilda Bezerra e Raquel, pela Rádio, eu e Marco Leonel Fukuda, pelos dois, e Soledad Brandão, pela Companhia. O tema foi o trabalho com a voz visando demandas diversas, seja para o rádio, para o teatro, para a vida.

Esse estranhamento diz respeito às minhas aspirações pessoais relativas à voz, prática e estudo, meu envolvimento que já passa dos 25 anos com a Rádio Universitária FM, e a criação da Companhia da Arte, que implica na participação dos integrantes da banda cênico-musical com a qual trabalho. Atravessando tudo, os afetos, as amizades. Juntar tudo isso num determinado momento causou-me um pouco de ansiedade e também alegria pela realização desejada há muito tempo.

Um pouco de conversa, alguns exercícios nos levaram a abordar a voz  numa perspectiva holística, integral, que é o propósito da Oficina Voz Criativa. Partimos da idéia de que temos uma voz, que a evocamos da cultura, de nossas memórias, que ela emerge das sonoridades do universo que atravessam nosso corpo, sua morada; que a criamos, ou recriamos, com nossa imaginação, nosso modo de ser e estar no mundo. E, ainda - sugerindo ir mais além - consideremos a voz numa perspectiva discursiva, semiótica etc.

O livro O Ator Invisível do Yoshi Oida nos serviu de referência durante todo o encontro. Dele, retiramos algumas informações que conduziram parte dos exercícios, ensinamentos éticos e estéticos, e nos servimos de seus textos para fazer exercício de leitura. Uma das qualidades desse livro reside na ampla abordagem feita por Yoshi - com base oriental e ocidental - do corpo e da voz, nosso campo de interesse e paixão.

Um comentário:

  1. Marta, a Oficina de Voz Criativa foi muito interessante, uma oportunidade única. Interdisciplinar por excelência, discutimos temas caros à comunicação, ao rádio, ao teatro, e à música numa tarde proveitosa de sábado. O relaxamento, os exercícios de respiração, o ambiente do Theatro José de Alencar, a interação que conseguimos, o exercício de movimentação corporal, as vocalizações livres, as (re)descobertas dos sons que produzimos, as leituras, tudo foi propício para uma compreensão mais ampla da voz. Ainda que cada participante da oficina tenha uma história diferente, particular com (a sua) voz - (ou com tantas vozes), a oficina de Voz Criativa proporcionou um encontro para reflexão, debate sobre todas essas temáticas. Que mais atividades como essas possam acontecer, para uma consciência maior de saúde vocal no cotidiano, para a prática profissional da voz, seja na locução de rádio, no canto, ou na interpretação teatral.

    ResponderExcluir