sexta-feira, 14 de outubro de 2011

RUFM 30 ANOS - Voz em curso...

A Rádio Universitária FM, onde me fiz produtora e locutora, completa 30 anos, comemorados hoje com programa especial logo mais às 17 horas sobre a segunda edição do Festival de Música Universitária FM e confraternização em seguida no estacionamento - entre o prédio de sua sede e o MAUC -, regado a afetos e música. Minha voz soará nos dois momentos como apresentadora e cerimonialista, duas atividades que, entre outras, me acompanham há mais de 20 anos a partir da própria RUFM, a qual considero minha protovoz radiofônica, desde quando a ouvia no tempo em que funcionava em caráter experimental, pouco antes de o Curso de Letras da UFC e o atual coordenador da emissora, Nonato Lima, me conduzirem para dentro dela como bolsista. Nonato - que me informava constantemente sobre as  possibilidades de entrada e relação com a emissora - e eu éramos da mesma turma neste curso, que também contava com a presença de outras pessoas que já integravam o quadro de bolsistas e funcionários da RUFM, como Leovigilda Bezerra, Franzé Rodrigues, Eleuda de Carvalho, Norah e Nelson Augusto, que, se não me engano, fez como Franzé, Nonato e eu: migrou para o curso de Comunicação Social, segunda graduação de Eleuda mais adiante e lugar onde outra locutora da casa tornou-se professora, Cida de Sousa.

Comunicação e arte são áreas nas quais me movo deixando brotar daí meu discurso, minha atuação no mundo. Nesse sentido a ligação com os cursos da UFC citados foram bases significativas no quadro de formação  e na relação com e através da RUFM, constituíndo um ser para além de mim, que tento conhecer e melhorar, um ser coletivo, inventado e inventivo. É dentro desse mundo que a Rádio Universitária FM foi - e é - um advento que congrega na minha vida demandas tanto pessoais, no que tange a afetos e amizades, quanto de formação e atividades artísticas e também profissionais. Neste lugar, pude ser, ao longo de quase todos os 30 anos de sua existência,  produtora de programas musicais, jornalísticos e interdisciplinares, além de atuar como radioatriz e ter me tornado uma das vozes que contribuem para a sua identidade e sua vinculação com a sociedade. Uma relação que se estabeleceu intensa e rica para todos os lados envolvidos e que começa antes dos 27 anos de minha existência nela, desde quando era ouvinte na fase experimental da emissora e quando ainda me preparava para o vestibular em Letras na casa a quem agradeço o abrigo que me faz viver e constituir essa história, a UFC.

Parabéns, Rádio Universitária FM, vida longa e feliz!

Agradecida por tudo,

Marta Aurélia

Nenhum comentário:

Postar um comentário