sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Voz, pra começar...

Protovoz

Numa aula do Professor Tadeu Feitosa, no Curso de Especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem/UFC, escutei-o falar sobre protovoz. De fato, até ali, eu não havia me encantado por essa palavra como ocorreu desde então. Nada de ficar cutucando-a logo. Apenas deixei-a ali, viva, me acompanhando, emergindo em várias situações. As palavras também têm seu tempo de maturação quando passam a existir num vocabulário.

Da protovoz à voz, não necessariamente nessa ordem...

Vez por outra, uma menção mais explícita a vozes requeridas da memória, outras vezes mergulhadas em silêncio, fazendo-se discurso noutra dimensão. Antes de tudo, há fontes de onde emerge a voz, ou as vozes. Algumas começam a distinguir-se, afastando-se, conectando-se a outras. Solitárias, grupais, vão ecoando, adquirindo formas, identidades, cores, alturas, extensões, famílias... Existindo audíveis, inaudíveis, aos sussurros, aos berros... Vozes criando e recriando-se, atravessando outras, ressoando, discursando, icônicas, sendo... vozes!

Voz Criativa

Voz Criativa é um blog e uma oficina de voz. Buscamos com essas iniciativas estudar a voz nos contextos vários que unem vida e arte. Nosso estudo parte da escuta, do cotidiano, do extracotidiano, da observação, da leitura, da prática, de outras investigações. Da poesia, do canto, da encenação, da performance, da teatralização, da radiofonia. Naturalmente, da criação.

Marta Aurélia
Cantora, atriz de teatro e cinema, radialista (locutora e produtora), jornalista.
Pesquisadora e facilitadora vocal.
Mentora da Companhia da Arte e do blog http://www.nacompanhiadaarte.blogspot.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário